sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Souflé de Chocolate

Testei ontem uma receita que eu tinha de Souflé de Chocolate.
Aliás, ontem foi o dia do souflé, também fiz o Souflé de Chuchu que minha sogra faz sempre, mas tenho que pedir permissão para ela para postar ''receitas de família''.


Mas o mais importante é: sirva na hora, senão murcha e fica feinho...mas continua gostoso! 

Chamei meu irmão, cunhada e sobrinhos para provar (cobaias!rs)...foi aprovado! Os pequenos (de 3 anos) nem esperaram esfriar um pouco!


Material:

Ramekins de porcelana (para esta receita usei nove ramekins, cinco de 7mm  e quatro de 8,5mm de diâmetro)
Comprei os meus no supermercado mesmo, você encontra diversos tipos e tamanhos. Os meus são como o abaixo:
Ramekin


Ingredientes:

-200g de chocolate meio amargo
-200g de manteiga (um tablete inteiro)
-4 gemas
-150g de açúcar
-4 claras em neve


OBS:

-Um absurdo essas barras de chocolate de hoje em dia que estão cada vez menores! Antes 200g era o padrão para uma barra. Hoje, tem que ser uma barra e mais um pouquinho (uns 3 pedacinhos) para poder completar a quantidade...
-Não tenho balança culinária, então uso um copo medidor. Vale a pena ter um, é barato e prático. Acho que comprei o meu na Casa & Vídeo ou Americanas...

Copo medidor


Modo de Preparo:
-Pré aqueça o forno a 200 graus
-Derreta o chocolate com a manteiga. Eu derreto no microondas, aos poucos, de 30 em 30 segundos, mas se você quiser, pode ser em banho-maria
-Em separado, bata as gemas com o açúcar, até formar uma mistura leve e esbranquiçada
-Quando a manteiga e o chocolate esfriarem (para não cozinhar as gemas!!!), junte com as gemas e açúcar
-Por último, adicione as claras, já em neve (que fiz na batedeira) à mistura, com auxílio de um fouet, de modo delicado

Fouet

-Encha aproximadamente 3/4 dos ramekins com a mistura
-Coloque no forno por aproximadamente 45 minutos 

Meus souflés, quase prontos, depois de uns 35 minutos


Importante: Sirva quente, na hora que retirar do forno!





2 comentários:

  1. Eu tenho a balança em casa, não foi cara...acho q comprei no Sans Club...rs
    Eu tb sou fulo com esse encolhimento das barras de chocolate! Eu liguei p xingar no SAC e me disseram q estavam apenas seguindo a tendencia do mercado - q é o q? Vender menos e cobrar mais?!

    Já experimentou fazer sem o açúcar? A minha receita de mousse de chocolate tb pode virar souflé. Qd eu aprendi, eram 4 colheres de açúcar p cada barra, e usava-se meia barra de ao leite e meia de meio-amargo. De cara eu tirei 2 colheres de açúcar e ficou bom. Depois eu tirei todas e o chocolate ao leite e ficou melhor ainda!..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi essa receita de mousse-souflé, ainda não testei, mas pretendo, em breve, quando arranjar mais cobaias rsrs.
      Diminuí bastante a quantidade de açúcar (eram 250g na original).
      Quando faço mousse não uso açúcar...
      Da próxima vez eu experimento ''sugar free'' e posto!

      Excluir