quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Couscous marroquino

Fazer couscous é muito fácil, beeem mais do que arroz... Pode ser servido como prato único ou como acompanhamento para carnes, peixes e saladas.

O couscous marroquino é uma massa à base de semolina, muito leve, em forma de minúsculas bolinhas, que para ser servida basta apenas que seja hidratada com água ou algum caldo caseiro de sua preferência.

Nas receitas mais típicas, o couscous marroquino é preparado com muitos condimentos e ervas, como curry, açafrão, cominho, canela e outros temperos mais picantes. Na sua casa você também pode preparar do jeito que quiser, de forma muito prática e rápida. 

Sem contar que o couscous marroquino depois de hidratado rende muito. Uma única xícara de couscous hidratada e acompanhada de uns poucos legumes e verduras serve  4 pessoas!

Ingredientes:

-1 xícara de couscous marroquino
-1 1/2 xícara de água ou caldo de legumes fervendo
-4 colheres de sopa de azeite extra-virgem

Modo de Preparo:
-Num pote de vidro com tampa, coloque o couscous marroquino e uma pitada de sal. Jogue o caldo fervendo sobre o couscous, tampe e reserve. O couscous precisa de cerca de 10 minutos nessa condição para estar hidratado e cozido. Acrescente o azeite e misture.

Base do couscous pronta

Pronto! Daqui para frente use sua imaginação! Açafrão, pimentas, cenoura, tomate, uva-passa, salsa e cebolinha, azeitonas, grão-de-bico, nozes, amêndoas, brócolis, cogumelos, pimentões coloridos, damascos secos, camarões, etc. E tudo mais o que você quiser combinar pode ser feito com o couscous.

Pesquisando, achei algumas ideias legais nas fotos abaixo. 

Particularmente, gosto de fazer com tomates, pimentões e salsa e cebolinha picados para acompanhar com qualquer carne que eu tiver em casa. O bom é que eu faço na hora, no pequeno intervalo que tenho de almoço. Misture com tudo que tiver de interessante na geladeira... Com frutas secas e amêndoas deve ficar muito bom...vou experimentar...



















Use sua imaginação e bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário