quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Risoto trufado de açafrão e camarão

Visitas ilustres merecem jantares especiais! Recebi visita dos sogros em casa e resolvi fazer um prato lindo e delicioso! Risoto trufado de açafrão e camarão!

O açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola. É tida como uma das mais caras ou a mais cara especiaria do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores. Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.

Crocus sativus

pistilos de açafrão


Não confunda com o açafrão-da-terra, que na verdade é a cúrcuma. É um pozinho amarelo intenso extraído de raízes da Cúrcuma longa, uma planta da família do gengibre. É um dos temperos mais tradicionais da culinária indiana. Uma das vantagens é que ele consegue dar vida ao prato por um preço bem acessível.


açafrão-da-terra


Usei um azeite trufado que meu irmão trouxe da Alemanha pra mim! Mas não pode usar muito, porque o gosto e o cheiro são fortes, podendo deixar o prato enjoativo.

Ingrediente raro e caríssimo, a trufa é um fungo silvestre encontrado sob a terra em algumas épocas do ano. Na culinária, são usadas a negra, de origem francesa, e a branca, cujos melhores exemplares vêm da cidade italiana de Alba. De aroma e sabor inigualáveis, a iguaria conquistou profissionais e amantes da cozinha ao redor do mundo. Já os azeites de trufas, que poderiam ser uma alternativa mais acessível, dividem opiniões. Afinal, muitos deles têm na fórmula não as trufas, mas sim moléculas de aroma produzidas em laboratório.

olha a trufinha ali!




Ingredientes:

-1/2 caixa de arroz arbório
- 500g de camarões médios limpos
-1/2 colher de sopa de azeite trufado
-2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
-1 colher de sopa de manteiga
-12 pistilos de açafrão
-1,5l de caldo de peixe ou legumes
-1 xícara de vinho branco
-1/2 cebola picada
-1 xícara de queijo parmesão ralado
-sal a gosto


Modo de fazer:

-Coloque 1 colher de sopa de azeite numa frigideira alta e coloque no fogo médio. Acrescente os camarões, sal a gosto e cozinhe mexendo bem por 4 minutos, ou até ficarem róseos. Os camarões soltam um caldinho, reserve a frigideira fechada com o caldo.



-Em uma panela, adicione o caldo de legumes ou peixe com os pistilos de açafrão e mantenha-o aquecido. O caldo ficará com a cor amarelada do açafrão.





-Em outra panela grande, doure a cebola no azeite extra-virgem, adicione o arroz e o vinho. Quando ele secar, adicione , aos poucos, o caldo de legumes, mexendo bem sempre. Como já dito em outras receitas anteriores de risoto, o processo dura 20 minutos no total.





-Ao final, adicione os camarões com seu caldo e o azeite trufado ao arroz e misture bem. Adicione o queijo e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e acerte o sal. Sirva a seguir.